Postado por : ShadZ Mar 3, 2018

Emerald Log - Rustboro Gym Battle by Fellduck
Art by: Fellduck

Finalmente! Chegamos à primeira batalha de ginásio de Sapphire, e logo um desafio bem complicado. Roxanne não é do tipo que facilita para os novatos, e a nossa querida protagonista acaba de sentir na pele o que é a vida de treinador de verdade. Mas o que importa é que no final ela conseguiu sua primeira insígnia!

Essa batalha foi um teste de fogo — ou de pedra — para mim, pois eu precisava achar um jeito de fazer o Torchic vencer essa batalha sem ter alguma fórmula milagrosa na manga. Algo como poder da amizade ou outras saídas improvisadas só para levar o protagonista à vitória, que é o que chamam de "deus ex-machina". Eu quero fazer as coisas mais realistas, de modo que se não tiver jeito os protagonistas não vencem a batalha, seja a Sapphire, a Miriam, o Ruby ou quem quer que seja.

Tive que revirar várias vezes a página do Torchic na Bulbapedia, e vi que ele podia usar Low Kick. Mas isso entra nas soluções improvisadas. Quais as chances da Sapphire pegar um inicial com um Egg Move que vai dar a ela vantagem logo de cara no primeiro ginásio? Bem baixas, eu suponho. Então logo descartei a ideia, ainda bem. Foi então que surgiu a possibilidade de usar não um ataque, mas uma habilidade do Dan que poderia dar uma chance de vitória a ele. Por já estar com o HP baixo de tanto tomar pancada do Hans, ele acabou ativando a habilidade Blaze, que muitos de nós já vimos nos jogos, mas acabamos não dando tanta atenção assim. Como a Miriam comentou na história, a habilidade Blaze aumenta em 50% o poder de ataques de fogo do Dan por ele estar com baixo HP. E o Dan sendo Pokémon de fogo e usando o Ember, um golpe do tipo fogo, ainda é presenteado com o STAB — Same Type Attack Bonus — aumentando em mais 50%. Então façamos as contas.

Base power do Ember + 50% de Blaze + 50% de STAB
40 + 20 + 20 = 80

O Dan literalmente dobrou o seu poder de ataque durante a batalha. E mesmo que ataques de fogo ainda sejam cortados pela metade contra Pokémons de pedra, isso só significa que ele conseguiu usar o Ember com seu poder real contra o Nosepass. Isso já ajuda bastante. É como se não fosse um ataque pouco efetivo.

E vocês achando que o ShadZ não é cultura...

E a Olivia? Curtiram ela? Vocês esperavam que o Shroomish da Sapphire fosse um cara, não é? Há! Peguei vocês! Na quarta eu vou postar a página com a ficha dela, então vocês vão poder ter mais informações sobre essa nova personagem que veio para fortalecer o time da nossa caçadora de insígnias preferida!

E é isso, espero que tenham gostado. Com isso encerro uma sequência de quatro semanas de capítulos seguidos. Eu estava devendo essa pra vocês por todo o tempo que fiquei sem atualizar o blog. O capítulo 9 já está pronto, mas teremos uma semana de pausa agora. No lugar dele vou postar apenas a ficha da Roxanne mesmo, mas dia 16/03 ele estará postado.

Até lá, pessoal! õ/

Deixe um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2013 - 2018 Aventuras em Hoenn - ShadZ - Powered by Blogger - Designed CanasOminous -